CONTABILIDADE FINANCEIRA
Através dos elementos contabilísticos podemos elaborar as demonstrações financeiras de uma entidade.
“O propósito das demonstrações financeiras é proporcionar informação acerca da posição financeira, do desempenho e das alterações da posição financeira de uma entidade, que seja útil a um vasto leque de utilizadores na tomada de decisões económicas.” – in Estrutura Conceptual do SNC.
Deste modo, a informação contabilística qualitativa e fiável é um importante instrumento de diagnóstico para a entidade e todos os seus parceiros de negócio. Ao contrário do provérbio popular, a informação, não o segredo, é a alma do negócio. Mais do que simplesmente cumprir uma obrigação legal, a contabilidade pode ser um serviço de valor acrescentado para a gestão de qualquer entidade.
CONTABILIDADE DE GESTÃO
A contabilidade de gestão fornece a informação interna necessária sobre a formação dos resultados da entidade. O seu objetivo é ajudar os diversos níveis de gestão na tomada de decisões sustentadas quanto à qualidade e eficiência dos gastos e dos processos de modo a maximizar a oferta em termos de qualidade/preço.
A concorrência entre empresas do mesmo ramo obriga hoje a uma profunda análise do negócio.
O apuramento de custo de produção é um instrumento essencial na gestão corrente. O conhecimento dos valores de produção permitirá a tomada de decisões respeitantes à capacidade produtiva e à própria produção.
A elaboração de orçamentos permite acompanhar de perto o negócio, perceber desvios e tomar as necessárias medidas corretivas.
A simples implementação de centros de custo permitirá perceber a rentabilidade dos projetos incrementar os rendimentos e/ou reduzir gastos.
A departamentalização e segmentação da empresa permitirão um conhecimento mais aprofundado da mesma, logo uma maior ajuda na tomada das decisões adequadas à gestão corrente e de médio/longo prazo.